:: New Age ::
 
 

 

O movimento New Age (em português, Nova Era) tem, como característica, uma fusão de ensinos metafísicos, vivências espiritualistas, animistas e paracientíficas, com uma proposta de um novo modelo de consciência moral, psicológica e social. Propõe uma integração, uma simbiose com o meio envolvente, com a Natureza, o Cosmo e todas suas multidimensões (observa-se, pela vivência da projeção da consciência, a existência de muitas dimensões além da dimensão física experimentada pelo corpo biológico humano). Tem, muitas vezes, como base, um caráter liberal e de oposição à ortodoxia e o conservadorismo das religiões organizadas.

O início do movimento é, geralmente, identificado nas décadas de 1960 e 1970, tendo, como inspiração, princípios teosóficos e escritos sincréticos do século XIX e início do século XX. Faz parte dos movimentos de contracultura da época, dos quais a música "Imagine", de John Lennon, é uma marcante referência, servindo como ferramenta de contestação às religiões e tradições. Porém é importante ressaltar que nunca existiu um movimento "Nova Era" de forma centralizada ou com uma só organização. Nota-se também que nem todas as religiões e filosofias sincréticas ou místicas apoiam ou se identificam com movimentos da Nova Era, embora, muitas vezes, sejam rotuladas dessa forma.

Espiritualidade

É uma "filosofia de vida" de bem-estar e tolerância universal. A Nova Era indica o “derramamento de água” sobre o mundo, para simbolizar a vinda de um novo “espírito” ou uma “nova mentalidade”. A Nova Era é assim denominada porque suplanta a "Velha Era", a Era de Peixes. Apesar de alguns chegarem a considerar a Era de Peixes como uma referência ao cristianismo romano, uma vez que o peixe é um dos símbolos dos cristãos, isso não passa de uma coincidência. A maioria dos defensores da Nova Era entendem que Jesus Cristo não fundou nenhuma religião, mas foi usado indevidamente pelo Império Romano para estabelecer a Igreja Católica. Acredita-se que os ensinamentos de que pregava o perdão e o amor, são ensinamentos verdadeiros, mas que a religião romana, que se apropriou do nome de Jesus Cristo, é uma impostora.

Os adeptos definem como uma ‘Era’ o movimento do planeta Terra: O pólo celeste (extensão imaginária do pólo terrestre) executa um movimento circular, de leste para oeste, que leva 25.794 anos (este número ainda não é um consenso) para voltar ao ponto de onde saiu. À medida que vai descrevendo este movimento, há um deslocamento em relação à constelação que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Assim, há cerca de 2 mil anos, era a constelação de Áries que inaugurava o equinócio de primavera. A Era de Peixes terminou em 21 d e dezembro de 2012 e deu lugar então, em 22 de dezembro de 2012, a Era de Aquáro (note que o zodíaco é percorrido de trás para a frente). Astronomicamente, portanto, a primavera no Hemisfério Norte está se iniciando com a constelação de Peixes, embora astrologicamente o signo que represente a primavera continue a ser Áries.

Existe o gênero musical New Age que, embora na sua origem não esteja relacionada diretamente com este movimento, acabou com o tempo por se correlacionar com ele, na medida em que recorre a sonoridades e arranjos harmónicos sugestivos, ou propiciadores de estados de espírito tranquilos e de comunhão com o Cosmo.

Esta “nova mentalidade” provocará nos seres humanos uma expressão (ou "despertar") de consciência, desligando as pessoas da era passada. Para auxiliar neste processo, algumas psicotécnicas também podem ser empregadas, tais como: Tarô, Yoga, Meditação, Mapa Astral, Gurus, Esoterismo, novas culturas, orações, jogo de Búzios, pirâmides, cristais, numerologia, Gnose, Teosofia, Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Pacifismo, Rebirth (conhecido como Respiração do Renascimento em portugês), Channellings (em portugês, canalização), Sincretismo, busca interior, livros de autoajuda, magia, predição, novo pensamento etc. e esta iluminação deverá possibilitar uma vida com menos dificuldades e menos problemas. O movimento New Age não é visto por seus seguidores como uma religião mas apresenta propostas de vida religiosa. Também não é um movimento filosófico - pois não parte de construções racionais para justificar suas proposições, mas tenta dar respostas (ditas) filosóficas a questões existenciais. Não é uma ciência, mas busca alicerçar-se em leis científicas (ou pseudocientíficas).

Política e Religião

No âmbito religioso, misturam também princípios filosóficos e místicos. Alguns instrumentos usados para esses fins são as pirâmides, filosofias orientais, energias cósmicas, cristais energéticos, amuletos, pensamentos positivos, esoterismo (cabala, horóscopo, mantra, mapa astral, Yoga, relaxamento, "ecologia", aura em harmonia com o corpo, Yin Yang). Acredita-se que a humanidade, assim como todas as coisas, são UM (estão em unidade) com o Cosmo (ou "Deus").

O oculto, o misterioso, o esoterismo, a astrologia, destino, medicina alternativa com filosofias, estrelas influenciando as nossas atitudes, livros de autoajuda... Tudo isso faz parte da Nova Era. Esse movimento se sustenta em 4 pilares (Subestrutura científica, O uso de “doutrinas” das religiões orientais, Nova Psicologia e Astrologia). Dentro do prisma da "Nova Era" está a uniformização, principalmente a do sistema econômico, as "leis" da globalização, como percebemos em nossos dias, estão envolvidas nesse processo.



:::: |   Home   |      Links   |     Vídeos   | ::::
© Copyright 2008 / 2016 - Edir Rodrigues - Todos os direitos reservados.